A sustentação oral

1–2 minutos

ler

A sustentação oral é o momento que o advogado tem para expor com suas próprias palavras os fundamentos que dão sustentação ao recurso de seu cliente. Esta exposição é feita perante os próprios julgadores do recurso, tanto das segundas instâncias quanto das instâncias superiores.

Geralmente o tempo para a sustentação oral é de 15 minutos, mas pode ser que seja de até 5 minutos em caso de Agravos.

Muito se discute sobre o fato do julgador ir à sessão de julgamento com o seu pré-julgamento pronto, de modo que seria uma tarefa muito difícil do advogado reverter este cenário de pré-julgamento com a sua sustentação oral.

Porém a sustentação oral é um dos momentos mais sagrados do exercício da advocacia. Afinal é uma oportunidade de expressar pelas próprias palavras aquilo que está escrito no papel frio. A comunicação pode se dar por várias formas – sobretudo pela escrita – mas certamente a emoção contida numa bela exposição de sustentação oral tem, sim, o poder de influenciar no julgamento do recurso, seja para mudar a opinião do julgador ou seja ao menos para sensibilizar um pedido de vistas do processo e proporcionar uma melhor análise do que se está para julgar, afinal pode ser que seja o seu direito.

Deixe um comentário